sábado, março 15, 2008

Marinheiro ê, marinheiro ah...

A música sempre me fez bem, me acolheu e me encaminhou. Uma mãe farta e generosa. Neste momento musical que vivemos parece haver uma estagnação, a vejo com bons olhos, pois a escassez de hoje é terreno fértil para a produção do amanhã. Enquanto isso Terezas Cristinas hão de me reconfortar.

sexta-feira, março 14, 2008

Histórias de Babel III: OmeleteMan

- Duas dúzias e meia, por favor.

Estas são tidas como suas últimas palavras.

Pelos recantos da casa muitos papéis impressos com as mais diversas e intrigantes receitas a base de ovos. O computador num canto da sala permanecia congelado no Google na página de número 666 da busca de receitas. A orgia gastronômica teve fim trágico. Quando Dona Gertrudes pela primeira vez fez uso da chave do apartamento de seu filho, foi movida pela preocupação manifesta na ausência das visitas pontuais que ele lhe fazia na hora do almoço. Antes não tivesse ido, pois encontrou uma cena triste e de enojar. O cheiro de ovo podre fustigava, louças emboloradas por lavar, uma cozinha digna de Conan o Bárbaro, o vomito só não aconteceu pelos seus dias de treino olfativo na pós-adolescência de seu filho, que nunca foi dado ao banho. O desespero foi instantâneo. Sua angustia transformou-se em dor quando ao abrir a porta do banheiro, encontrou o corpo em estado avançado de putrefação abraçado ao vaso sanitário.

As artimanhas de cada um para se impor, se opor ou preservar são dignas de um tratado. Aqueles que conheceram aquele escroto, sagaz e debochado jamais poderiam supor o tamanho da sua timidez ou até onde ela poderia o levar. O gordinho era gente fina, amado; todos o viam como um rabugento querido.

Dona Gertrudes era uma católica praticante, não faltava às missas da igreja São José nos dias de sábado. Sua orientação religiosa era intolerante a idéia de suicídio que ela supora o filho ter cometido. Wolfgan seu filho protegido, tiveram que passar a viver uma vida regrada a partir de alguns poucos anos atrás, dado o seu estado de saúde debilitado pelos prazeres da gula. Uma dieta a base de ovos na sua condição equivaleria a um disparo de nove milímetros na cabeça.

Terça feira, passados seis meses do trágico dia, Dona Gertrudes estava fazendo a vistoria final da reforma do apartamento pertencente à família e onde o filho tivera triste fim. De volta para a casa subiu a rua em direção ao largo onde deu de encontro com uma enorme feira. Com tempo, entrou e despretenciosamente começou a observar os preços nas bancas, eis que da por si parada na frente de uma banca de ovos. Uma moça, no auge de seus 20 anos, a percebe de dentro da banca.

- Ovos frescos da colônia patroa, não têm preço melhor na feira, pode chegar e conferir. Leva duas dúzias e meia e paga duas.

Gertrudes se aproxima e vê uma Gisele pobre, mas com medidas mais ao gosto popular e pergunta:

- desde quando tu trabalha aqui

- desde os quinze

- Qual o teu nome?

- Camila.

- Oi Camila! Por acaso tu conheceu um gordinho na casa dos 30, cabelo curto, muito querido?

- A senhora ta falando do Wolfinho?

- Wolfinho?!... É, é esse mesmo

- Bah, nosso melhor cliente. Se não me engano, ele me disse que tem uma fabrica de merengue. Faz um tempo que ele não aparece. Ótimo cliente. Só meio exigente. Só aceita ser atendido por mim.

Quarta feira em Zero Hora:

Mulher é presa após agredir feirante e destruir banca.

Aos palavrões e gritos de perua safada dona de casa agride feirante e destrói banca. Foi preciso a intervenção da Brigada Militar e auxílio de populares para conter a transtornada senhora. Recolhida ao instituto psiquiátrico permanecia em estado de choque...

Dois anos após, finalmente sai o laudo do IML para o falecimento de Wolfinho: Dupla falha do coração.

Mundo

Penso o mundo como um grande mosaico onde cada ser humano contribui com incontáveis pedrinhas, de diferentes cores e diferentes tamanhos.

Here comes the Sun

Esta é uma vida de busca e quase nenhuma certeza, inclusive na precisão de quais são as buscas ou qual é ou são os valores fundamentais. Dá margem. Às vezes a tristeza vem nem sei de onde em velocidade surpreendente como nuvens de uma tempestade que embaladas pelo vento surpreendem o sol e os bons momentos parecem tão distantes que paira a dúvida se algum dia eles existiram. Aprisionado na busca fiz-me servo da alegria. Viva George Harrison!!!! “Here comes the Sun”